domingo, 18 de agosto de 2013

PALESTRA REALIZADA NA FRATERNIDADE ESPIRITA RAMATIS EM SANTA MARIA-RS, O DIA 10/08/2013.

TITULO DA PALESTRA: REENCARNAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS
FONTE DE PESQUISA: Livros do Pentateuco Espírita de Alan Kardec
                                         Palestra do Dr Zalmino Zimerman - ABRAME

" O ESPIRITISMO SERÁ A RELIGIÃO DE AMANHÃ, PORQUE PROVA A EXISTÊNCIA DA ALMA. - Monteiro Lobato".

Desde os primórdios da civilização, que o ser humano busca a sua autoafirmação, como ser espiritual.
Na Terra o processo existencial, ocorre através dos ciclos reencarnatórios.
Nós sabemos que a reencarnação não é, e nunca foi uma ideia nova.
Nós encontramos nas grandes matrizes doutrinárias, que são fontes de saber, tudo sobre a ideia da reencarnação.
O cristianismo nos seus primeiros séculos de existência, aceitava e vivia plenamente a ideia reencarnacionista.
O cristianismo deriva do Judaísmo, tendo suas raízes mais profundas no Bramanismo, Druidismo, Budismo, etc.
Infelizmente no Concilio de 312 d.C, convocado por Constantino, realizado em Constantinopla a ideia da reencarnação começou a ser banida, apagada do repertório católico.
A igreja já vinha se sentindo mal com essa teoria, porque contrariava a ideia de que a salvação só poderia acontecer através da igreja.
Constantino, sentia-se também incomodado com a ideia de reencarnação, porque a reencarnação, iguala os seres humanos.
Todos somos iguais espiritualmente, e um Imperador ser igual a um escravo seu, era uma ideia não muito interessante.
A situação se consolidou com o Concilio de 553 d.C, convocado pelo Imperador Justiniano, quando foram lançadas quinze anátemas contra as ideias de Origenes de Alexandria, sepultando-as definitivamente.
A partir daí o Cristianismo perdeu o seu referencial, perdeu o seu elo principal que era a ideia da reencarnação, desaparecendo para sempre de dentro das igrejas cristãs a ideia da reencarnação.
A ideia é que a teoria da reencarnação continuou através dos séculos, através de movimentos, algumas seitas dentro da própria igreja, e todas elas foram sufocadas com lágrimas e sangue.
Isto aconteceu com os Paulicianos no século 7º ; os Gorgomitas no século 10º; os famosos Cátaros da França Medieval, foi uma carnificina sem precedentes, a cruzada mais sangrenta que aconteceu com os Albigenses - 1209 a 1229.
Foi uma carnificina como jamais houve outra igual, sempre com o objetivo de sufocar o surgimento e a revitalização da ideia reencarnacionista.
Mas ela continuou aqui e acolá, conservada por correntes exotéricas, pelos alquimistas, "Izaac Newton foi um alquimista", pelos rosas cruzes, pelos maçons e finalmente chegamos ao século IX (dezenove), onde as ideias e o gênero de Alan Kardec, introduziu e entronizou definitivamente no corpo da doutrina espirita, o principio e o postulado consagrado da reencarnação.
O ser humano cresce através de um aprendizado sucessivo, através de existências que se repetem e que através da informação e sofrimento, vão burilando e ele vai crescendo psiquicamente, espiritualmente rumo ao seu destino de angelitude.
Os nomes dos grandes pensadores que aceitam a filosofia reencarnacionista é inúmero, já de "Voltaire 1694 a 1778", defendia a reencarnação e encontravam nela a ideia mais clara que explicaria a própria existência do ser humano.
O sentido teleológico do aprender, do crescer, do nascer, do viver e do ser,
Do ser multi-existencial, por estar em contato com  o espiritual e o inter-existencial e o multi-existencial.
A sabedoria humana é produto de um longo aprendizado e de multiplas reencarnações, resultado de milênios de evolução apontando definitivamente a reencarnação como o "caminho sem volta", e também como a descoberta mais primorosa a sobrevivência de todas as crenças cristãs do ser multi-existencial.
No século 20 d.C, a ideia da reencarnação atraiu cientistas renomados entre eles o Dr IAN STEVE NSON - 1918 - Emérito professor de psiquiatria da Universidade de Virginia, que custodiado pela Universidade, ele percorreu o mundo buscando provas cientificas da reencarnação. Ex: uma menina de 09 anos na Índia. Comprovou o fato através da busca realizada em cartórios de registros, em hospitais e igrejas, etc...
O Dr JOSEPH BENKS RHINES - 1895 - Iniciou pesquisa sobre reencarnações mas desencarnou e não pode concluir os seu trabalhos de pesquisas.

No Brasil.
O Dr HERNANI GUIMARÃES ANDRADE - 1913 a 2003 - Realizou um trabalho majestoso de estudos de casos de reencarnações.
A obra dele: "REENCARNAÇÂO", catalogou centenas de casos verídicos de reencarnações é um manancial a disposição de quem procura a verdade.
E nos registramos hoje nestes tempos modernos, a mocidade interessada, extraordinária do século XXI. Esse novo élan, essa nova tendência de investigar, e perquerer, sobre coisas espirituais.
Não nos esquecendo que o Mundo é esse complexo de ordem e de evolução.

Entre o final de 1800 até meados de 1900, temos o Dr EURIPEDES BARSANULFO e Dr BEZERRA DE MENEZES, que foram com seus trabalhos os arautos do Espiritismo no Brasil de antes.

Em 1940 o médium CHICO XAVIER  - Médium de skol, se destacou como espírita, revelando ao mundo inteiro a religião espírita e todos os seus mistérios.

Um pouco mais adiante aparece nesse cenário o grande médium orador DIVALDO PEREIRA FRANCO - Adotando a posição de palestrante espirita, divulgador do espiritismo inicialmente no Brasil, e depois pelo Mundo todo, alcançando grande notoriedade. Colocando o Espiritismo no lugar de onde nunca deveria ter sido retirado, consolidando definitivamente a Religião Espirita que hoje é professada através de Produções de Televisões, Rádios AM e FM, Filmes no Cinema e até mesmo em Telenovelas das Redes de Televisões, e documentários em geral.











Nenhum comentário:

Postar um comentário