sábado, 22 de outubro de 2016

HOMENAGEM PÓSTUMA AO DELEGADO XAVIER DO ALEGRETE ! Por: José Oripe

Gente foi com enorme tristeza que eu recebi ainda em Gravataí, a noticia do passamento do meu amigo Jorge Luiz Xavier o "Delegado Xavier".

Como se diz popularmente lá no Alegrete "um homem de fundamento"; um grande sujeito, corretíssimo em suas atitudes cidadãs e profissional exemplar. da mais alta estirpe. 

Sempre mantivemos uma respeitosa amizade, fomos vizinhos no Bairro Canudos, convivemos nos torneios de tiro ao alvo, pois o Xavier era um bom atirador, eu não era grande coisa mas cheguei a ficar algumas vezes em terceiros lugar em torneios comemorativos.

Ele (o Xavier), sempre ficava em segundo ou primeiro lugar em uma disputa ferrenha mas sadia com o na época Sargento Ferraz. 

Mais tarde, eu já desenvolvendo minha carreira policial atuando fortemente na área da inteligencia policial, o Xavier muito me orientou, me ajudou e me apoiou nas minhas tarefas por vezes espinhosas e quase irrealizáveis.

Enquanto delegado de policia na ativa, o Xavier, não tinha hora para trabalhar, homem valente e destemido, era ele quem ia sempre a frente de sua equipe.

E demonstrou tudo isso que digo, quando do famoso episódio da prisão da quadrilha do mais famoso narcotraficante gaúcho que na década dos anos noventa, localizamos e capturamos ali na vila Boa Vista.
Foram vários meses de trabalho investigativo até o momento do flagrante e quando solicitei apoio urgente do meu oficial o mesmo estava em viagem longe de Alegrete, então eu mesmo liguei para o Xavier e dentro de dez minutos ele me apoiou com cerca de uns vinte agentes.

Foi um duro confronto que exigiu sangue frio e muita coragem e raciocínio lógico, rápido e prático de todos nós, não foi admitido erro pois isso seria o caos, fatal a quem cometesse o menor deslize, pagaria com sua própria vida. Logramos êxito total após um confronto armado que teve até invasão de residencia por bandidos em fuga, e pessoas feitas reféns. Tudo acabou bem e restando capturados na ocasião além do líder da quadrilha mais ou menos 14 outros bandidos.

Algum tempo depois eu já oficial e no comando de unidade, fui encarregado de procedimentos administrativos, PADM, sindicâncias e IPMs, até abusava da paciência do Xavier, pois varias vezes lhe ligava de madrugada pedindo orientações e ele sempre me auxiliava com tranquilidade. Jamais me disse um não.
A vida do Delegado aposentado e agora "Delegado Xavier", eu não participei pois já havia saido de Alegrete, mas embora aqui de longe sempre tinha noticias do amigo.

Com o desaparecimento do professor universitário, politico (vereador) e eterno Delegado de Policia, e amigo de Alegrete, ficam as boas lembranças da pessoa impar que ele foi enquanto esteve conosco aqui nesta terra, e claro que para sua família e seus amigos e conhecidos, a sua história que será sempre relembrada com saudades eternas por todos nós.

Vá com Deus amigo e descanse em paz nos braços de Deus e no colo dos anjos de luz !
Até um dia !






Nenhum comentário:

Postar um comentário