sábado, 29 de outubro de 2016

Palestra proferida pelo Cacique Thomas Almeida aos médiuns do Centro Espiritualista de Umbanda João Batista em Agosto de 2016.












Cacique Thomas ministrando "estudos doutrinários".


Thomas ministrando estudos



Thomas ministrando estudos aos médiuns no CEUJB



Cacique Thomas palestrando "sentado ao centro" durante reunião de estudos aos médiuns do CEUJB









Médiuns reunidos em grandes grupo no CEUJB ouvindo a palestra proferida pelo Cacique Thomas 



Médiuns reunidos na sede do CEUJB ouvindo a palestra de estudos proferida pelo Cacique Thomas 


Foto: Eu José Oripe e minha esposa Cacau vestindo camisetas do Time do Grêmio Gaúcho.


Templo da Coruja - |Muito Lindo


O belíssimo Templo da Coruja Chinesa


Fonte: Internet Loivre

Reunião realizada dia 28/10/2016 no C.E.U.J.B em homenagem a Mãe Iemanjá.


O maravilhoso altar com oferendas ofertadas a nossa Rainha Mãe Iemanjá


Palestra realizada por mim José Oripe "Teólogo" aos médiuns do Centro Espiritualista de Umbanda João Batista em outubro de 2016.




Eu "médium desenvolvente"   José Oripe palestrando.

Reunião de "Estudos e desenvolvimento" realizada em outubro de 2016 no Centro Espiritualista de Umbanda João Batista, coordenada pelo Cacique Rafael Barcelos



Nesse grupo de estudos presença de minha esposa Cacau


Nesse grupo de estudos eu José estou presente 





Solenidade de Coroação do irmão Carlos Jobim ao Grau de Cacique da Umbanda Exotérica - fato ocorrido em outubro de 2016 no Centro Espiritualista de Umbanda João Batista -Sta Maria-RS

Jobim recebendo a coroa das mãos do Cacique e Mestre Thomas Almeida


Thomas Almeida coroando Carlos Jobim



O médium Carlos Jobim fazendo o seu juramento.




O agora Cacique Carlos Jobim junto com os Caciques Thoas Almeida e Ângela Almeida.



Momento importante da coroação do médium Carlos Jobim  pelo Cacique Thomas Almeida

domingo, 23 de outubro de 2016

MIRONGAS E MANDINGAS DO PRETO VELHO Por José Oripe


     AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO   
AutorJoão Quizumba (preto velho recebido pelo escritor e médium Antonio Alves Teixeira Neto e Vovó Candinha de Angola recebida pela Srª Nancy sua companheira),   
Por outro lado, tendo em vista a própria natureza do que aqui foi escrito, prestando com esse trabalho uma homenagem particular a todos os pretos velhos, não tendo esquecido, é óbvio, das demais entidades da nossa querida Umbanda, a seguir registraremos na integra tão valiosa mensagem: " As Sete Lágrimas de um preto velho".

Em um cantinho de um terreiro sentado em um banquinho, fumando o seu cachimbo, um triste preto velho chorava.
De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas escorriam-lhe por suas faces e, não sei porque contei-as... Foram sete.
Na incontida vontade de saber, aproximei-me e indaguei: " - Fala meu preto velho por que externas assim uma tão visível dor?"
E ele, suavemente, me respondeu: - estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.

A PRIMEIRA, eu dei a esses indiferentes que aqui vêm em busca de distração, para sairem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber...

A SEGUNDA, a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam...

A TERCEIRA, distribuí aos maus, àqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante...

A QUARTA, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram se beneficiarem dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão...

A QUINTA, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios, mas, se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na Umbanda, nos seus caboclos e no seu Zâmbi, mas somente se resolverem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo...

A SEXTA, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscando aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente...

A SÉTIMA, filho, notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa lágrima aos médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam às doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade, e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.
Assim meu filho, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma: AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO. 
 

sábado, 22 de outubro de 2016

HOMENAGEM PÓSTUMA AO DELEGADO XAVIER DO ALEGRETE ! Por: José Oripe

Gente foi com enorme tristeza que eu recebi ainda em Gravataí, a noticia do passamento do meu amigo Jorge Luiz Xavier o "Delegado Xavier".

Como se diz popularmente lá no Alegrete "um homem de fundamento"; um grande sujeito, corretíssimo em suas atitudes cidadãs e profissional exemplar. da mais alta estirpe. 

Sempre mantivemos uma respeitosa amizade, fomos vizinhos no Bairro Canudos, convivemos nos torneios de tiro ao alvo, pois o Xavier era um bom atirador, eu não era grande coisa mas cheguei a ficar algumas vezes em terceiros lugar em torneios comemorativos.

Ele (o Xavier), sempre ficava em segundo ou primeiro lugar em uma disputa ferrenha mas sadia com o na época Sargento Ferraz. 

Mais tarde, eu já desenvolvendo minha carreira policial atuando fortemente na área da inteligencia policial, o Xavier muito me orientou, me ajudou e me apoiou nas minhas tarefas por vezes espinhosas e quase irrealizáveis.

Enquanto delegado de policia na ativa, o Xavier, não tinha hora para trabalhar, homem valente e destemido, era ele quem ia sempre a frente de sua equipe.

E demonstrou tudo isso que digo, quando do famoso episódio da prisão da quadrilha do mais famoso narcotraficante gaúcho que na década dos anos noventa, localizamos e capturamos ali na vila Boa Vista.
Foram vários meses de trabalho investigativo até o momento do flagrante e quando solicitei apoio urgente do meu oficial o mesmo estava em viagem longe de Alegrete, então eu mesmo liguei para o Xavier e dentro de dez minutos ele me apoiou com cerca de uns vinte agentes.

Foi um duro confronto que exigiu sangue frio e muita coragem e raciocínio lógico, rápido e prático de todos nós, não foi admitido erro pois isso seria o caos, fatal a quem cometesse o menor deslize, pagaria com sua própria vida. Logramos êxito total após um confronto armado que teve até invasão de residencia por bandidos em fuga, e pessoas feitas reféns. Tudo acabou bem e restando capturados na ocasião além do líder da quadrilha mais ou menos 14 outros bandidos.

Algum tempo depois eu já oficial e no comando de unidade, fui encarregado de procedimentos administrativos, PADM, sindicâncias e IPMs, até abusava da paciência do Xavier, pois varias vezes lhe ligava de madrugada pedindo orientações e ele sempre me auxiliava com tranquilidade. Jamais me disse um não.
A vida do Delegado aposentado e agora "Delegado Xavier", eu não participei pois já havia saido de Alegrete, mas embora aqui de longe sempre tinha noticias do amigo.

Com o desaparecimento do professor universitário, politico (vereador) e eterno Delegado de Policia, e amigo de Alegrete, ficam as boas lembranças da pessoa impar que ele foi enquanto esteve conosco aqui nesta terra, e claro que para sua família e seus amigos e conhecidos, a sua história que será sempre relembrada com saudades eternas por todos nós.

Vá com Deus amigo e descanse em paz nos braços de Deus e no colo dos anjos de luz !
Até um dia !






Faca Prateada Gildo de Freitas