sábado, 24 de dezembro de 2011

PALESTRA REALIZADA DIA 29 DE OUTUBRO DE 2011. Por: J.Ferreira


LOCAL: Fraternidade Espírita Ramatis – Santa Maria-RS
PALESTRANTE: José Oripe Barbosa Ferreira
GRADUAÇÃO: Th - Teólogo
                                                     
TEMA: Qual o tipo mais perfeito a ser seguido como modelo?  RESPOSTA: Jesus Cristo

Em seu Ministério. Eclesiástico, Jesus Cristo pode ser considerado sobre três aspectos básicos: JC profeta. JC sacerdote e JC homem (ser humano), mas nesta ocasião, nos ateremos ao JC sacerdote, abordando três qualidades deste “Espírito de Luz” que um dia esteve convivendo em nosso meio, como um de nós.
Por isso, somos considerados Trabalhadores de Cristo” e obreiros de Deus.

HUMILDADE - Ele a demonstrou ao trabalhar como carpinteiro, junto de seu pai José e por viver uma vida pobre e desprovida de bens materiais, riqueza e luxo.

AMOR – Incondicional ao dar a sua própria vida para salvar a da humanidade. Quando ressuscitou Lázaro, um mendigo que era seu amigo. Perdoou aos seus agressores e ainda e ainda clamou ao Pai que os perdoassem porque eles não sabiam o que estavam fazendo. Entre outras coisas JC era o próprio amor, mas o amor ÁGAPE (o verdadeiro amor) desprovido de malicia, maldades e de segundas e terceiras intenções, o que caracterizaria o amor “Eros” (amor carnal). Jesus Cristo era espírito de alma imaculada. “Amar é jamais optar por um determinado caminho, simplesmente porque temos medo de experimentar os outros.

EXEMPLO -Temos muitos, porém, citaremos apenas um em razão da exigüidade do tempo, mas que para mim, é o mais significativo de todos o exemplos  demonstrados por  Jesus. No momento da crucificação ele ainda teve tempo de demonstrar humildade e amor ao próximo quando disse ao ladrão que lhe pediu para ser salvo e ir junto com ele para o paraíso ao dizer: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso ”. Maior sinal de humildade seria impossível demonstrar ao mundo. Com esse gesto e citando Jesus, Alan Kardec, quer na questão 625 do LE, indicar um objetivo a ser norteado por seus leitores e ou seguidores: “Levar para as pessoas o conhecimento e oportunidade de esclarecer e se transformarem através da REFORMA ÍNTIMA”. Podemos até algumas vezes duvidar de suas intenções, através de vãs alegações e argumentos fúteis, mas AK agiu sob inspiração divina, intuído por seus mentores e pelo próprio Deus. Logo, o que é impossível para os homens é possível para Deus – Mat. 18:27.

O que acontece com a maioria  com a maioria de nós é que não acreditamos que Deus abrirá uma janela derramando bênçãos em nossas vidas. Esquecemos o que dizem os Evangelhos Cristãos: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” Nesta mesma questão 625 do Livro dos Espíritos. Alan Kardec nos abre os olhos para o fato de sermos todos Trabalhadores de Cristo. Você, pode se perguntar: Eu? Mas como que eu posso ser trabalhador de JC? Eu lhe respondo que é você sim meu irmão. Eu lhe asseguro que qualquer pessoa pode e deve realizar essa tarefa, basta somente ter vontade.

A Questão 388 do LE, nos fala das pessoas que encontramos ao acaso em nossa jornada de expiação nesta vida terrena. Essas pessoas podem ser os nossos vizinhos, colegas de estudos e trabalhos, companheiros de esportes semanais e até nossos amigos mais chegados. Não precisamos nos tornar íntimos destas pessoas, basta que as atraímos pelo gesto mais significativo que contagia grupos, povos e nações: o nosso testemunho de vida (Modus Vivendi) .

Tenho para lhes contar um exemplo acontecido comigo: Por três anos seguidos eu trabalhei acompanhado de dois colegas um umbandista e outro evangélico. Eu, como tenho por hábito, colocava diariamente sobre a minha mesa de trabalho em meu gabinete o Evangelho. Em diversas ocasiões eu percebia que alguém havia manuseado o livro, porém, nunca perguntei nada a eles. O tempo passou e depois de alguns meses, meus dois colegas de vez em quando me faziam perguntas curiosas sobre Espiritismo e sua relação com o Cristianismo. Eu sempre os respondia com atenção e tinha extremo cuidado de lhes esclarecer bem, as suas indagações e dirimir suas dúvidas, com respostas querentes e precisas.
Precisamos ter em mente que somos espíritos e espíritos se reconhecem e se atraem de “per si”, formando grupos de interação e convívios.

Em nossas preces diárias e também no dia consagrado para Evangelho no Lar, direcionar as nossas orações a Deus em primeiro lugar, depois pedindo que essas pessoas sejam tocadas, sensibilizadas por nossos exemplos e queiram, um dia, chegarem até um centro espírita ou outro templo de Deus, pois sabemos que: se alguém está em Cristo, nova criatura é; eis que tudo se fez novo. 2ª Cor. 5:17. 

Como verdadeiros trabalhadores de Cristo, não podemos nos firmar em advérbios de dúvidas, pois o “Não” e o “Talvez”,são palavras descartadas do nosso vocabulário. Meus prezados irmãos e através de seus gestos e atitudes que você contagiará seus expectadores, e não tenhamos vergonha de dizer que “somos espíritas”, está escrito no Evangelho de Jesus Cristo: NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO DE CRISTO, POIS ELE É A SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ.

Logo, precisamos agir sem exitar um minuto sequer, porque existem milhares de irmãos vivendo no mundo espiritual e neste mundo terreno, que precisam de nós, que necessitam muito do nosso esforço, e da nossa ajuda espiritual. É preciso amar a pessoas como se não houvesse amanhã (R. Russo). 
Deus o nosso soberano Pai Celestial, no cumprimento do seu Plano Divino para a vida na terra, planejou tudo acertadamente. Cada um de nós, um dia irá descobrir, seja do jeito que for, que temos uma tarefa a cumprir, e para o sucesso desta missão o fluido vital e universal, mais importante é o amor.
O amor e o  sentimento que alimenta a noite daqueles que esperam, o silêncio dos que oram, a coragem dos que se entregam ao bem, a determinação de quem não cessa de lutar - (Sendas Luminosas Joanna de Angelis).
Quando JC disse: Despertas tu que dormes, levanta-te dos mortos, pois tudo o que se manifesta é Luz – Efésios 5:14 NT; ele nos ensina que precisamos envidar esforços no sentido de despertar a consciência daqueles nossos irmãos que ainda dormem na fé, ajudando-os a pensar e a falar, a conhecer a verdade (espiritismo), para que essa verdade os torne livres das pesadas algemas da incompreensão.
Dê o exemplo cristão onde você estiver ou passar, pois a tua conduta será a mola propulsora que fará os teus semelhantes agirem numa simbiose espiritual coletiva, fazendo a sua parte por menor que ela seja.

A questão 389 do LE – Aborda o tema sentimento de repulsa que as vezes nos afasta instintivamente das pessoas. E fato muito comum em certas ocasiões ao ver alguém pela primeira vez na vida, a gente antipatizar e nem querer conversa com aquelas pessoas. Precisamos como bons espíritas e trabalhadores de Cristo, fazer uso das palavras deixadas pelo Pai Celestial: “Levai as cargas uns dos outros, Gál. 6: 2, pois o amor é tão rico de carinho e de bênção, que se multiplica a medida que se oferece, jamais diminuindo quanto mais se distribui (Joanna de Angelis), nossa vida é um evento que passa como o dia solar que renasce. Lembramos que somos oriundos de muitas vidas como espíritos milenares, e conforme Alan Kardec espíritos se reconhecem e se atraem ou se repelem por questões pendentes ou mal resolvidas provenientes de vidas passadas. Por isso, para vencer um obstáculo nem sempre basta ser corajoso ou determinado, temos sim, que ter um conduta condizente com a vida de “um espírita” cabendo a família, célula mater da sociedade essa tarefa.

Na realidade, a Lei divina, não eximiu pais e mães desta missão, que é tão significativa, cabendo ainda as famílias a educação e o encaminhamento espiritual (religioso) de suas proles desde a mais tenra idade. “Filhos amais vossos pais e Pais,amai vossos filhos – NT .“  E em tempos de grandes avanços da tecnologia, se abdicarmos das nossas responsabilidades paternas estejamos certos de que seremos substituídos, pois o traficante ocupará o nosso lugar, educando nossos filhos para o trabalho (no tráfico), patrocinando os seus estudos (para aprender como enganar sua família e  as pessoas) , orientações em sua vida espiritual crer que o dinheiro pode tudo). Levando enfim, uma vida de maldades e a culpar as pessoas por sua situação e seus  pais por negligenciarem na sua missão. “Se o Senhor não edificar a sua casa, em vão trabalham os que edificam e se o Senhor não abençoar a cidade, em vão vigia a sentinela – Sl. 127:1.”                                     
Que possamos todos ser merecedores das bênçãos do Pai Celestial amando incondicionalmente aos nossos irmãos. “Amor não tem passado, não se inquieta pelo futuro. É sempre hoje e agora –  (Joanna de Angelis).        
        
              A HISTÓRIA DO CAVALO VELHO ENTERRADO VIVO

Havia em uma fazenda de um homem muito rico e poderoso, um velho cavalo de estimação. Certo dia um peão chegou correndo na sede da fazenda disse ao seu patrão: “O senhor sabe que o cavalo velho aquele que o senhor enriqueceu usando ele nas fazendas e campereando? O homem respondeu para o empregado: Sim eu sei, mas o que tem ele? Está atolado em um lodaçal aqui perto e precisa ser retirado senão morrerá, pois, já está fraco e é um animal já velho. O patrão disse friamente para o peão: Deixe aquele animal velho lá onde ele está e como já está meio enterrado mesmo, jogue um pouco de terra em cima dele e pronto. Assim já ficará enterrado por lá mesmo. O peão saiu triste e resignado foi cumprir a malgrada ordem, porém, não compreendia como seu patrão podia ser tão cruel com um animal que lhe ajudou tanto a conquistar sua fortuna. Mas como era um fiel servidor, mesmo triste foi cumprir a ordem. O peão auxiliado por outros trabalhadores começaram a jogar terra utilizando-se de uma pá, nos lados do cavalo e sem que eles percebessem a terra foi caindo mais para a parte debaixo do animal. E a medida que o volume de terra ia aumentando o velho cavalo percebeu que vinha sendo trazido para cima e que podia firmar as suas patas, e num derradeiro esforço ergue-se saindo do atoleiro para glaudio dos trabalhadores.
O cavalo depois de ter saído do local de seu atoleiro, correu até o campo em frente a janela onde estava o seu dono e relinchou bem alto como se dissesse: estou aqui, numa espécie de saudação vitoriosa e cordial.
O homem vendo toda aquela manifestação procurou ouvir a atentamente as explicações dos seus empregados, chorando arrependido, caminhou até onde estava o velho animal lhe pedindo perdão. Ainda abraçado ao pescoço do animal, o patrão determinou que lhe dessem de comer da melhor forragem que tinham na fazenda, depois que fosse caprichosamente limpo e curado, sendo levado ao melhor estábulo e pastagem. Que a partir daquele dia seu velho amigo cavalo estava considerado aposentado e gozaria das melhores benefícios disponíveis enquanto tivesse vida, ameaçando despedir quem negligenciasse aquela sua ordem. 
Para finalizar eu faço a seguinte pergunta:
Deste pequeno texto qual é a lição que podemos extrair para nós meus queridos irmãos?  A lição de Deus para nós é que jamais deixem que lhes enterrem vivos, nunca deixemos de sonhar e de acreditar na vida. “Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Assim diz o Senhor: Colocarei as minhas leis na sua mente, e as inscreverei no seu coração, e eu serei o seu Deus. (Hebreus 8:10).
Deus possa abençoar a cada um de nós.
Assim Seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário