sábado, 11 de junho de 2016

O PM BICHO DO ANGICO E O SEU CAVALO ZERO HORA.

CONTO Nº 02/2016 do LIVRO TOQUE DO CLARIM !
 Por: 1º  Ten RR  José Oripe - "O Professor".

HOMENAGEM PÓSTUMA 
"Dedico esse conto ao meu grande amigo e colega Soldado Policial Militar DERLI ANCINELO COLLIN, uma pessoa impar, e digna dos mais altos elogios. Tive o prazer de servir na Caserna em Alegrete com esse valoroso Soldado, o qual foi um grande orientador e meu incentivador para que um dia eu chegasse na carreira ao Posto de Oficial onde cheguei. Essa foi a minha maneira de lhe agradecer por tudo meu velho e inesquecível amigo, colega e conselheiro Soldado COLIN". 

O Alegrete, encravado na fronteira oeste do RS, tem entre seus filhos ilustres grandes nomes, homens e mulheres maravilhosos que marcaram época nesta terra. Alguns o fizeram de forma internacional. Ex: Osvaldo Aranha, Nehyta Ramos, José Antonio.Flores da Cunha, e outros mais a nível local, e é exatamente aí que se localiza o nosso personagem deste episódio: Um Soldado de Policia Militar oriundo dos tempos dos famosos Rurais. Caso você não saiba quem eram os "Rurais" carinhosamente apelidados, foram valorosos Policiais Militares que muito fizeram pelo nosso Estado Gaúcho na década dos anos sessenta e meados de setenta. (1960-1970). 
                          O veterano Derly era um remanescente dessa época. Figura lendária e exótica ao extremo, um caso impar em todo o sentido; um autentico gaúcho monarca.
O gaudério Derly, morava na Vila Capão do Angico e seu deslocamento para o Quartel do 2º Esquadrão de Policia Rural Montada (2º Esqd P R Mont), situado na Av. Pedreiras, nº 1020, ocorria de carroça. Carroça esta, que era puxada pelo seu famoso cavalo branco, um belíssimo corcel de nome "zero hora". 
                          Contam na cidade que um certo oficial oriundo da capital do Estado, e pouco entendido sobre os costumes do povo da fronteira, certa feita indagou ao velho brigadiano por qual motivo tinha colocado o nome do seu cavalo de zero hora?  O policial passou então a narrar-lhe a seguinte explicação: " ´Comandante, certa feita, por várias vezes quando eu acordava em minha casa, não encontrei mais nem com promessa o meu exemplar do jornal zero hora que eu assinava diariamente.  
                          Intrigado com o fato, passei a cuidar mais atentamente tentando descobrir o que estaria acontecendo e quem sabe dar um flagrante no referido ladrão.
                          Para minha surpresa, uma certa manhã ainda muito cedo, quando ouvi o barulho do jornaleiro em frente da minha casa 
eu saltei ligeiro da cama imaginando que hoje daria um flagra no meliante que já estava viciado em roubar o meu jornal.
                          E qual não foi a minha surpresa quando dei de cara com o meu cavalo comendo vorazmente o jornal.  
                          Na verdade o policial descobriu que o seu cavalo comia o jornal todos os dias, por isso, estava bem gordinho de tanto comer jornal. 
                         Em razão disso, batizou o cavalo com o nome de zero hora.    
                          E Vocês não vão me dizer que acreditam nesse sem vergonha mentiroso ?  kkkkkkkkkk !!!
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário