sábado, 25 de junho de 2016

O SOLDADO MORRUDO DO QUARAI

CONTO Nº 03/2016 do LIVRO TOQUE DO CLARIM !
 Por: 1º  Ten RR  José Oripe - "O Professor"

No inicio da década de oitenta, junto com os novos soldados formados pelo Segundo Regimento de Policia Montada sediado em Livramento-RS, chegou ao quartel de Alegrete, um soldado reculuta de apelido "MORRUDO".
Era ainda um garoto, bastante jovem na idade, e muito disposto, falastrão e voluntário, jamais refugando qualquer missão.  Como se diz pela fronteira a fora, não enjeitava parada.
Havia no Esquadrão de Alegrete, um cavalo tostado, calçado das duas patas da frente, mas só que tinha um problema com ele, era um bicho mal domado, redomão das ventas rasgadas, cheio de baldas e manias adquiridas durante o período de doma. Ruim de cima, ruim de baixo, e atoa da boca, o dito animal era uma praga quando inventava de corcovear ninguém lhe sujeitava, e até já tinha derrubado dois ou três ginetes pelo rio grande a fora.
Os reiunos comentavam na tropa que dera um tombo em um oficial e por isso tinha sido mandado para os quarteis destacados na faixa de fronteira gaúcha.
O brigadianos que cuidavam dos cavalos e das baias, foram surpreendidos em um final de tarde, quando de repente, viram saindo das cocheiras o soldado reculuta puxando o redomão por um cabresto de couro cru.
Inquirido pelos praças mais antigos, o gurizão respondeu:  - Hoje esse aporreado vai perder todas as coscas e as baldas, e dando pouca atenção aos presentes, com ares de estrela, tratou logo de ir se preparando para montar.
Nisso, o soldado Paredes, índio acostumado na lida, lhe recomendou em tom de voz severa: - Cuidado com esse cavalo em guri? Esse bicho já quebrou meia dúzia de brigadianos que se diziam bons nos arreios.
Deixa pra mim colega que agora ele vai se deparar com o "MORRUDO VÉIO DO QUARAI".
E dizendo isso, montou.
Quero dizer: quase montou pois pra falar bem a verdade, não chegou nem a encostar a bunda no lombo do matungo.
Em um segundo o bicho arqueou o lombo e se curvou parecendo até que iria sair rolando e ato continuo, atirou longe o incauto ginete. Gente do céu ! Que tombo feio foi esse ! barbaridade!
Ato continuo, o cavalo com ares de vencedor, deu uma rabanada e saiu bufando campo a fora, deixando como resultado daquela sua façanha o soldado "MORRUDO" estendido na quadra de futebol de salão que ficava um metro abaixo de onde ocorreu o episódio.
Nem precisa dizer que foi uma correria dos diachos e como sempre aconteceram piadas e xingamentos em torno do assunto, pelos reiunos da caserna, enquanto o rapaz era socorrido.
O saldo dessa façanha foi que o reculuta MORRUDO, resultou com uma das mãos fraturadas e diversas escoriações pelo corpo todo.
O oficial comandante do aquartelamento na época, mandou então levar o cavalo para Livramento onde foi solto nos campos da Fazenda Lolita situada nos Cerros Verdes, onde morreu de velho.


OBS: Quem foi o Sd MORRUDO:
 Um valoroso Soldado de Policia Militar, meu amigo e colega de farda, com o qual eu tive o prazer de treinar e preparar para a vida profissional, Seu nome DEROCI GONÇALVES BRANDOLT, infelizmente "foi morto tragicamerne" na localidade de Passo Novo vitima de emboscada covarde. Seu assassino foi preso em flagrante por mim na época 2º Sargento PM e pelo Soldado PM VANDERLEI RIBEIRO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário