sexta-feira, 27 de maio de 2011

TEMA COMENTANDO SANTA MARIA-RS - ESPORTE E ENTRETENIMENTO: COMEÇOU O FESTIVAL DE BALONISMO Por: J.Ferreira

Começou ontem aqui em nossa cidade, o já tradicional festival de balonismo, que no periodo de uma semana, deixa mais colorido e belo, os céus santamarienses.
E para abrilhantar o espetáculo aéreo e dar visiveis sinais do inicio do evento, é de praxe a realização da primeira revoada dos balões, que sulcam o ares produzindo um quadro magnifico de se ver.

Na tarde de ontem o céu se tingiu com um matiz de diversas cores, e como se pode perceber na foto, o contraste do balão com as nuvens ao fundo, produziu um espetáculo multicor.
Durante os breves instante que permanecem nos ares os balonistas com seus dirigiveis, geram no público espectador os mais inusitados sentimentos. E claro que em sua trajetória impar, os balões efetuam evoluções diversas e muitas delas até mesmo com certo gráu de risco.

Ontem mesmo, um dos balões em dado momento, voou tão baixo que até mesmo deixou transparecer que estivesse descendo na via pública. Na realidade era apenas uma manobra do piloto do balão que desceu até um nivel quase de aterrisar, e depois  ganhou altura novamente prosseguindo na sua rota de voou sem nenhum incidente.

Durante todo o periodo que durar o evento, a cidade de Stª Maria, se tranformará na capital do balonismo e uma excitação bem diferenciada toma conta das pessoas, enfim, é a presença de algo inusitado, colorido, trazendo para os moradores uma  inexplicável energia positiva e que podemos dizer que se transformará em um verdadeira explosão de alegria toda a vez que enchergar um balão voando alto sobre a cidade. 

A pergunta sobre a origem desse sentimento muito próprio, e de caráter  particular em cada um de nós, é um efeito que se produz no âmago de cada pessoa, e a explicação talvez se produza na resposta mais querente que se possa ter nos lábios de cada um dos expectadores, os cidadãos locais, que é a seguinte: Quem é que não gostaria de dar uma voadinha em um desses balões que daqui de baixo, com os pés firmes em terra, a gente assiste extasiado cruzando os céus? Acredito que todos nós gostariamos .
                                                                                                                                                                       
Eu por minha vez apesar de escrever minhas colunas, e as minhas repostagens em terra, sou um apreciador dos ares e de qualquer tipo de aeronave, seja avião, helicóptero ou até mesmo balão, pois embora não seja um piloto, sou para-quedista e também tripulante técnico de aeronaves. 

E voltando aos balões e seus pilotos, ao que parece neste ano o clima está dando uma mãozinha aos participantes, pois não sei se todos se lembram, o festival de 2010, que foi vitima do péssimo clima que fez durante todo o periodo que durou o evento. E devido as chuvas e ventos muito fortes, alguns balões perderam a sustentação e dois deles ficaram enroscados numa torre de telefonia celular, tendo sido socorridos pelos Bombeiros.

Para esse ano de 2011, ao que parece a meteorologia está prometendo um excelente clima e já há grandes e alvissareiras expectativas por parte das lideranças locais, e também dos participantes e mais ainda de parte do público assistente. Que possamos todos curtir esse lindo momento da cidade, tirar boa fotos dos balões cruzando os céus de Santa Maria e pedir ao Pai Celestial, para que não haja nenhum imprevisto que venha prejudicar a programação do evento que está tendo a sua base de operações nas dependênciasdo Jockey Clube.        
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário