quinta-feira, 14 de julho de 2011

A PANTERA GRISALHA VOCÊ SABE QUEM É?

    A renomada pedagoga Srª Vera Berclay (pronuncia-se Barclei), era uma dessas pessoas que apesar de militarem na área do ensino, pois estamos falando de uma professora, ela odiava crianças. Tinha por costume somente trabalhar com classes de pessoas adultas, pois crianças a irritavam profundamente e ela passava longe delas.
   Baden Powell, que era um entusiasta do ensino em todas as áreas, tinha por hábito viver sempre rodeado por educadores que eram seus amigos.
   E momentos após ser convidado por um amigo seu um tal Sir Colier, que criara uma escolinha de crianças e jovens “militarizados’, as tais “Brigadas de Jovens” por ocasião de um desfile inaugural realizado na Inglaterra, para fazer parte daquela instituição, respondeu com a franqueza que lhe era costumeira:    Não meu amigo, muito obrigado, tenho outros planos em mente.
   Conhecido por ser um sujeito vivaz, inteligente e cidadão de conduta ilibada, educado no mais fino trato com seus semelhantes, BP também revelava um lado muito particular seu, era um cara cheio de idéias e surpreendia sempre.
    Notou que entre os participantes do palanque das autoridades e convidados, havia diversas pessoas ilustres, umas suas conhecidas e outras não.
    O acabou por lhe chamar a atenção foi saber que uma bonita moça, ali presente, era uma pedagoga, e trabalhava com crianças. BP estava enfrentando um enorme problema com seus escoteiros, pois muitos meninos quando se deslocavam para as atividades de escotismo, levavam junto com eles seus irmãozinhos menores. Esses pequeninos, tinham uma idade entre seis a onze anos e claro que em razão de sua tenra idade, não conseguiam acompanhar os fortes exercícios realizados pelos seus irmãos com mais idade. Ele sabia que precisava de alguém com conhecimento sobre a fisiologia das crianças, e evidentemente, que também sabia que para aquela faixa etária as atividades deveriam ser de outro jeito. Não nos esqueçamos aqui que Baden Powell, era um oficial de carreira e também um educador militar, logo sabia muito  bem o que fazia e como fazer.
    Nem bem havia terminado o evento e BP abordou a referida moça, e como era um homem famoso por seus feitos, educado e cortez, ela lhe deu toda a atenção, e foi o que bastou para que BP a fisgasse de uma só vez para o Movimento Escoteiro que estava ainda estruturando e em fase inicial.
    BP falou para a Srtª Vera Berclay, tudo sobre o seu projeto já em desenvolvimento com meninos adolescentes, que ele os denominava de “escoteiros”, e enfatizou o problema ora enfrentado em razão do acumulo de crianças querendo fazer parte das atividades, mas não tinham estrutura física adequada, e nem idade apropriada aos esforços.
  A moça por ser uma professora, e por seu interlocutor ser o próprio Baden Powell, militar já da reserva mas pessoa ilustre, célebre mundialmente, talvez não teve a coragem de lhe negar ajuda, mas apenas lhe prometeu que faria uma visita ao local onde ocorriam as reuniões escoteiras semanais.
   Conta-se que após sua primeira visita, BP pode evidentemente mostrar na integra a Srtª Vera, o problema e a partir daí, a moça lhe orientou devidamente como ele devia agir. Ela orientou a BP que o problema estava na diferença de idade física dos participantes, pois crianças na idade da fantasia que compreende dos seis anos aos onze de idade, precisam realizar atividades lúdicas, compatíveis com a sua idade, pois se encontram ainda vivendo em seu imaginário.
   E como já dissemos que BP era um homem de surpresas, ele a convidou para dirigir um projeto para a criação do ramo especifico de escotismo para crianças. E desse jeito, a Srtª Vera  entrou para o Movimento Escoteiro, onde conviveu por toda a sua vida, e claro que quando acabou o trabalho experimental sobre implantação da primeira alcatéia de lobinhos, as equipes de pedagogos infantis sempre acompanhadas de perto por BP, já haviam estabelecido todo o projeto pedagógico necessário para o “aprender brincando”. Lobo aprende brincando, esse é o “X” do programa educacional contido nos manuais para lobinhos. Mas prevalecia um problema com os membros da equipe incumbida de organizar o escotismo para crianças: Como deveria ser as  atividades com os pequenos e como iriam cativá-los, a permanecerem no movimento? Claro que essa maneira de educar tinha que conter algo mais e que despertasse o interesse das crianças a querer retornar a cada reunião. Estava criado ai um impasse que já perdurava por algumas semanas sem que houvesse uma solução definitiva.
   BP havia conhecido em um evento social e cultural, um escritor que se tornara famoso a pouco tempo, devido escrever um livro cheio de encanto, que contava uma história de um menino que fora perdido pelos seus pais na selva, e que foi encontrado e criado por uma tribo de lobos. O titulo do livro era muito chamativo: Mowgli  o Menino Lobo, e cujo autor se chamava Rudyard Kiplling. Após ter lido o livro BP se encheu de idéias entusiásticas e foi ai que
tomado por um entusiasmo, apresentou a idéia propondo ao grupo de pedagogos que trabalhavam na elaboração do projeto escoteiro para crianças, que considerassem a utilização do livro como ferramenta, em razão de entender que reunia todas as condições de ser usado.
    A equipe de trabalhadores após fazer uma análise e logicamente de pesquisarem profundamente o conteúdo do livro, acolheram a sugestão de BP e a partir daquele dia, praticamente estava criado definitivamente o Ramo Lobo, dentro do Movimento Escoteiro fundado pelo Lorde Baden Powell de Gilweel. E mais uma vez o nosso fundador acertou em cheio.
    Até onde a gente tem conhecimento, através de pesquisas literárias, e de fatos colhidos por escotistas que viveram esse período da história do escotismo, que a pedagoga Vera Berclay, que odiava crianças, só lecionava classes de adultos, depois de trabalhar na elaboração do escotismo com crianças, acabou durante os trabalhos experimentais, se apaixonando por crianças, e foram eles mesmas (as crianças) que lhe deram o apelido que ela tinha orgulho de ser chamada: Pantera Grisalha, que trabalhou até os seus últimos dias com elas: As crianças que para nós “Velhos Lobos” são os nossos queridos Lobinhos ou simplesmente Lobo.
   Muito mais coisas a gente poderia registrar aqui sobre esse ramo incrível do Movimento Escoteiro que é o Ramo Lobo, mas por hoje ficamos por aqui.
Meus amigos nos aguardem só um cadinho.
Voltaremos em breve.

Saudações: VL – “Impisa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário