quinta-feira, 7 de julho de 2011

Trem da Alegria de Patrício: Proposta inconstitucional confunde oficiais e praças e incita a desunião da classe Por: J. Ferreira

Repassando

Proposta inconstitucional confunde oficiais e praças e incita a desunião da classe:
 
As mudanças nas carreiras da PMDF e CBMDF propostas pelo Dep. Patrício causaram confusão entre os oficiais e praças bombeiros e policiais militares do DF. A proposta que supostamente corrigiria as "injustiças" realizadas com os praças sugere a criação de mais de 500 postos de oficiais administrativos da PM e 400 postos de oficiais intendentes e especialistas dos bombeiros, além da previsão do posto de Ten. Cel. para os quadros onde há transposição da carreira de praça para oficial.

Efetivamente, a proposta beneficiaria os subtenentes e 1º Sargentos mais antigos, pois estes teriam a oportunidade de mudar para a carreira de oficial sem a realização de concurso público, deixando a grande massa de mais de 15 mil praças da PMDF e 4 mil do CBMDF a ver navios. A proposta de "Trem da Alegria" dos Subtenentes causou estranheza entre os técnicos do GDF, Ministério do Planejamento e Casa Civil que já a consideram inconstitucional e natimorta. Porém, a imaturidade da tropa e a habilidade política do Dep. Patrício incendiaram a caserna com enfrentamentos diretos entre oficiais e praças.

Analisando o contexto político, e a partir de informações de bastidores, o que se percebe é uma tradicional manobra da política brasileira: a utilização de artifícios para se retirar da pauta assuntos que ameaçam a política do Governo. No caso específico, a equiparação com a PCDF, promessa de campanha do Gov. Agnelo, ameaça a política de arrocho salarial do Governo Federal.

Com a missão de dispersar o movimento de reajuste salarial dos militares do DF, Dep. Patrício, com a anuência de políticos dos executivos federal e distrital, incitou a desunião da classe como uma forma de protelar o pedido de reajuste salarial da categoria. A estratégia é atrasar as discussões até que se solucione a PEC 300, que é a pedra no sapato da Presidenta Dilma.

Apesar da evidente inviabilidade técnica da proposta do Dep. Patrício, por enquanto, os objetivos do Governo estão sendo cumpridos: dezenas de oficiais se movimentam em reuniões com associações e políticos distritais levando a tona a insatisfação à suposta ameaça ao status quo das corporações; e centenas de praças favoráveis a proposta acirram seus ânimos contra a "tirania dos oficiais".
 
 
Colaboração: Renato Braz Gerhard

Nenhum comentário:

Postar um comentário