quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

POR ONDE ANDAS? Por: J. Ferreira

                POR ONDE ANDAS?

A minha chegada a Quarai:
Cheguei a Quarai no ano de 2005, para tomar posse no comando da Brigada Militar, e naquela ocasião eu Jose Oripe Barbosa Ferreira, um ilustre desconhecido. O tempo foi passando e fomos desenvolvendo um relacionamento de amizade com as pessoas, também pusemos em prática a realização de projetos junto à comunidade.

O começo dos trabalhos:
Dentro de nossa filosofia, promovemos reuniões com os lideres religiosos, lideres comunitários, diretores de escolas, gerentes de bancos, gerentes das farmácias, etc... , estreitamos os laços com os poderes constituídos da época.

Ações Internas:
Eu me recordo que na época o piquete da brigada estava fechado, e após uma conversa entre os Sargentos CONRADO e VIDAL, Soldado SABARROSSO e outros colegas, reabrimos a entidade o  dia 19/11/2005, tendo sido realizado um arroz carreteiro, contando com a participação de 17 pessoas. Para tanto, um motociclista percorreu as residências dos integrantes da Reserva Altiva e Reformados, convidando para o evento. Na realidade a reunião fazia parte do inicio de um projeto arrojado de valorização e reintegração do público interno da Corporação em Quarai, sendo bastante amplo e profícuo o desenvolvimento obtido nesse campo social, como se pode constatar posteriormente.

Expansão dos trabalhos junto a comunidade:
Aliado ao programa anual de instrução e aprimoramento dos integrantes da Corporação contamos particularmente com o apoio e as sábias orientações alcançadas pelo Poder Judiciário, onde a Juíza Drª Karen Letícia, nos auxiliou com palestras que realizou aos integrantes do Pelotão. A Drª Dinamarca, Promotora de Justiça que também realizou diversas palestras todas instrutivas aos nossos policiais militares. No exercício de comandante da BM, sempre focamos as nossas idéias e direcionamos as nossas metas, objetivando  proporcionar o melhor dentro da segurança pública aos quaraienses. Temos a certeza que foram períodos de grande tranqüilidade e de paz na cidade, fato que esse povo jamais esquecerá. Destacamos um carnaval de rua em duas noites, onde não houve nenhuma ocorrência policial, como acontecido em 2007.

Integração BM com a comunidade

A nossa presença era sempre uma constante nas operações integradas, sempre divulgada pelas reportagens do Jornal Folha de Quarai, onde tivemos posteriormente, a honra de por mais de um ano, contribuir escrevendo artigos de cunhos educativos sobre o meio ambiente, do qual somos especialistas. Entre tantas coisas que tivemos a grata satisfação de participar, foi-nos confiado a tarefa de auxiliar o Tenente MOTA, na instalação do Corpo de Bombeiros no município, e o fizemos possibilitando que hoje a corporação dos bombeiros realize com presteza impar a sua missão.
Entre as lembranças, estão as caminhadas ao longo da RS 377, que fazíamos costumeiramente as tardes. A pratica de exercícios físicos e corridas realizadas no parque ali em Artigas-ROU. Os churrascos lá no meu amigo Sargento Altamir, e dos amigos que ai deixamos.  

Saudades dos amigos é muito grande:
Entre esses preciosos amigos, citamos as famílias do Mário Augusto; Fernando da Clinicão; O Iran Betin; o Paulo das chaves; o Chico Baldessary; o velho Sargento Mota; a tia Jane; o Jorginho da Rádio Quarai, o Jose Luiz do Jornal Folha Quarai, o Murilinho e seus pais, o Tim da Agafarma, Drª Lucy, Dr Amílcar Pereira; Drª Izar, a tia Vera Suertegaray, o saudoso Filipe Mendonça “descadeiradinho”, o Édio, o Tiago, o Eco e o Zózimo, o Tenente Elias e demais amigos e colegas com quem tive o prazer de conviver  durante os quatro anos que vivi nessa terra abençoada.

O retorno à ativa na BM no CVMI

Atualmente, após passar quase um ano na Reserva Altiva, retornamos as atividades como oficial da Brigada Militar, integrando o Corpo de Voluntários Militares Inativos – CVMI, temos a missão de chefiar a Suba Seção de Divisão e Transportes do 1º RPMon, na cidade de Santa Maria-RS.

Saudades

Hoje morando longe dos pagos e atualmente residindo aqui bem no coração do Rio Grande, não esquecemos dos amigos que ai deixamos e do trabalho que tivemos a grata satisfação de realizar enquanto comandante da Brigada Militar da nossa Quarai, querência querida.
Que Deus abençoe a cada um de vocês meus amigos quaraienses.

“Não é mais que um até logo,
não é mais que um breve adeus..."


Jose Oripe Barbosa Ferreira -1º Tenente CVMI
Blog:  J. Ferreira e Amigos



Nenhum comentário:

Postar um comentário