sábado, 18 de dezembro de 2010

RELIGIÕES TEMAS POLÊMICOS: SOBRE A FACULDADE DE TEOLOGIA UMBANDISTA - Por: J. Ferreira


SOBRE A FACULDADE DE TEOLOGIA UMBANDISTA -   SERÁ?

via Luis Nassif Online de luisnassif em 14/12/10

Por João Luiz Carneiro 
Como religioso afro-brasileiro/umbandista fico realmente emocionado com a notícia escrita pela Patrícia e publicada pelo Luis Nassif. A Faculdade de Teologia Umbandista marca a inclusão do cidadão religioso afro-brasileiro na academia como ser pensante e não apenas objeto de estudo como foi posicionado na história.
Saber que o diploma dos primeiros teólogos da FTU registrados pela USP, uma das maiores e melhores Universidades do nosso país, já é maravilhoso. 
Agora, ler na matéria as realizações da faculdade ao longo de todos estes anos é fantástico!
Nada mais nada menos que três congressos de nível acadêmico, campanhas sociais em aspectos emergenciais e estruturais, ritos que aproximam as várias formas de praticar e fazer Umbanda... Também destaco a chamada para o diálogo. 
Diante de tantas propostas religiosas que visam a paz, são poucas as que viram efetivamente realizações. 
E ao que me parece a faculdade foca justamente isto: Diálogo! Precisamos e precisamos muito dialogar com todos e a FTU conduz o assunto em vários níveis. Diálogos dentro da religião e fora dela buscando a Convergência!!!
Acredito que isto só é possível, pois existe uma visão de respeito com a diversidade. 
Li alguns comentários sobre esta matéria e percebi que defendem uma Umbanda que começou com o Zélio. 
Certamente a Umbanda Cristã ou “Branca” – como muitos a denominam fazendo uma relação direta com a população classe média kardecista do início do século XX – começou com ele. Não podemos olvidar a importância do Caboclo das 7 Encruzilhadas e seu médium Zélio Fernandino de Moraes. 
Mas ele fundou esta Umbanda específica e não a totalidade do movimento umbandista/afro-brasileiro.
Sua construção é coletiva e sua origem é espiritual. 
Veio do mundo espiritual para este mundo e aqui surgiu em vários pontos, por meio de inúmeros médiuns ao longo dos séculos. 
Este respeito à diversidade que não privilegia ninguém, pois privilegia a todos é o ponto forte da FTU. Uma proposta pela Inclusão Total!
Por falar nisso, as inscrições para o seu vestibular estão abertas. Maiores informações:http://www.ftu.edu.br/ftu/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário